PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Não consigo comprar créditos, quanto tento aparece uma mensagem “aguardando resposta” e não conclui a operação, como devo proceder?

O problema que está acontecendo de você não conseguir concluir a compra, pode ter duas origens:

Você pode não está conseguindo concluir sua compra porque o navegador está bloqueando o POPUP, então, habilite a abertura de POPUP em seu navegador para nosso portal, veja como fazer nas imagens abaixo:

Google Chrome:

 

 

 

Internet Explorer:

 

 

 

Para habilitar o POPUP no navegador Safari do Ipad ou Iphone:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para habilitar o POPUP no navegador Safari do Mac:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra possibilidade para você não estar conseguindo efetuar sua compra de créditos, é que a CIELO está com alguns problemas para conclusão de suas operações com uma determinada versão do Chrome, então, caso o seu problema não seja solucionado com a habilitação de abertura de POPUP, sugiro que realize seu registros com o navegador Mozilla Firefox, que funciona bem com a CIELO.

Estamos trabalhando junto a CIELO para solucionar esse problema o mais rápido possível, mas infelizmente não depende de nossa equipe.

Eu posso registrar uma patente na Hoodid.com?

Não, patentes são registradas pelo INPI, entretanto, mesmo para quem pretende fazer registro de patentes no INPI, deve registrar seu projeto na Hoodid, saiba porque:

Para que se registre uma patente, o solicitante tem que comprovar 03 pilares, que são (1) Novidade, (2) Atividade Inventiva e (3) Aplicação Industrial; E a melhor forma de garantir sua atividade inventiva, é registrar os direitos autorais do projeto, que mais tarde se transformaria em uma patente, só que se esse projeto for registrado através dos mecanismos tradicionais (Biblioteca Nacional), ele PERDE SEU DIREITO DA PATENTE, isso acontece porque para se conseguir uma patente, o produto tem que ser inédito (1) Novidade, e não pode ter sido publicado anteriormente, e o registro realizado na Biblioteca Nacional TEM A MESMA VALIDADE JURÍDICA DE UMA PUBLICAÇÃO, então, utilizando um termo técnico, o produto registrado no processo tradicional da Biblioteca Nacional, entraria imediatamente em “ESTADO DE GRAÇA”, que compreende um prazo de até 12 meses após a publicação, para que seja solicitada sua patente. Só que na maioria dos casos, um produto desses leva anos para sair do projeto até chegar na maturidade para ser feito um prototipagem e ser requerida sua patente, pois “a matéria objeto da pesquisa precisa ser nova, ou melhor, não pode ter sido revelada previamente, seja por via oral, escrita ou seu uso; logo não pode pertencer ao estado da técnica.”

Um exemplo são as universidades, os pesquisadores estudam durante 04 anos ou mais, e só então conseguem dar entrada em uma patente, mas o projeto desse produto nasce no decorrer do mestrado, doutorado, ou até mesmo no TCC do aluno ou pesquisador, e esse projeto fica vulnerável durante todos esses anos, até que tenha maturidade e recursos suficientes para requere a patente.

Já realizando um registro do projeto, em www.hoodid.com, onde somente o autor necessita saber o que está sendo registrado, ele consegue provar sua autoria, com o aval do Governo Federal através do ICP-Brasil (Infra Estrutura de Chaves Brasileiras), e se por acaso alguém tentar roubar seu projeto e tentar registrar a patente no INPI, o verdadeiro autor pode derrubar o pedido de patente do plagiador.

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

Já registrei minha obra na HoodID. Quais as recomendações depois disso?

Após efetuar o registro da sua obra, a ferramenta disponibiliza, imediatamente, a opção de download do CERTIFICADO OFICIAL e da ASSINATURA DIGITAL. Faça o download destes arquivos, e guarde em uma pasta do seu computador, em um pendrive, HD externo, CD ou DVD. Você pode, se preferir, salvar a sua obra registrada na mesma pasta. Esta é a maneira mais simples, organizada e segura de conservar a documentação do seu registro autoral.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

Quero registrar obra com co-autoria. Como devo agir?

Na área restrita ao usuário (após efetuar cadastro e acessar o login), a HoodID disponibiliza a opção de efetuar o registro da obra em co-autoria, inclusive definindo com plena liberdade a porcentagem de participação do co-autor na obra.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

O registro pode ser feito numa língua estrangeira?

Sim. O registro pode ser realizado em qualquer idioma. Autores de 168 países estão habilitados a fazer o registro na HoodID, utilizando sua língua materna ou não.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

O arranjo da música também fica registrado? 

Em uma música instrumental ou canção, o registro autoral protege, a princípio, letra e melodia. Caso o seu objetivo seja o registro de um arranjo musical específico, por garantia, o mesmo deve ser efetuado separadamente ao registro da canção ou melodia principais, evidenciando a melodia principal do arranjo em si.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

E se por acaso houver uma mensagem de “erro" durante o processo de registro? Como devo agir?

O sistema HoodID pauta-se pela excelência de serviço em registros digitais. Porém, qualquer eventual dificuldade, você pode entrar em contato com a equipe técnica clicando no menu “Contato”, informar os detalhes do problema ocorrido e as dúvidas sobre a resolução, que prontamente serão respondidas.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

É possível fazer uma correção na obra já registrada?

Sim. Porém, uma vez corrigida a obra, um novo registro deverá ser realizado para assegurar a eficácia jurídica da prova de autoria. É ideal que você faça esta atualização de registro, pois a obra que confere, com exatidão, ao documento registrado, garante com facilidade a comprovação de autoria. Se o novo registro não for feito após a alteração da obra, a decisão de uma eventual disputa judicial pode ficar a mercê da interpretação (subjetiva) de um juiz.

É aconselhável também que o autor guarde o arquivo físico, ou em um pendrive, CD ou DVD, para que a obra não seja alterada por acidente. Independente disto, a sua declaração de registro HoodID já é prova pré-constituída de autoria, com aceitação automática pela justiça.

Para registrar a obra com o mesmo nome anteriormente registrado, a plataforma HoodID oferece ainda uma função opcional para você numerar a “versão” da obra.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

O registro autoral é válido por quanto tempo?

O registro autoral HoodID é valido por toda a vida do autor e por mais 70 anos, após eventual óbito. 

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

Como posso saber quando um registro possui validade?

O autor, antes de tudo, deve verificar se há parecer conferindo a validade jurídica do registro. Você pode ainda enviar um ofício solicitando a cópia do certificado à instituição que emitiu o registro. Depois, pode também entrar em contato diretamente com o órgão regulamentador que define as instituições e autoridades responsáveis pela emissão de certificados digitais no Brasil, o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

Como fazer o registro?

A HoodID desburocratizou o processo de registro autoral no Brasil, e agora está muito simples efetuar o copyright da sua obra. Você pode preencher o seu cadastro aqui, e depois, basta efetuar o login para ter acesso à área exclusiva de registro do usuário. Para saber mais detalhes, é só conferir o passo-a-passo aqui. O Registro HoodID não requer uso de papéis, e o certificado é emitido em minutos, para que você possa efetuar o download imediatamente após a efetivação.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

Quero registrar meu filme. Existe limite de minutos? 

O registro de clipes, filmes e documentários estão disponíveis para arquivos de até 50MB.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

Quero registrar meu livro. Posso registrar até quantas páginas?

A HoodID não limita o número de páginas para registro, mas apenas o tamanho do arquivo PDF. Então, se seu livro não possuir imagens, por exemplo, você poderá registrar um número maior de páginas. E mesmo se o livro contiver muitas imagens, é improvável que o tamanho em bytes exceda a grande capacidade de registro disponibilizada pela plataforma HoodID aos seus usuários.

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

Como faço para proteger a denominação do meu grupo de músicos (banda, orquestra, dupla)?

O nome de grupo musical é protegido através do registro de marca, cujo processo administrativo tramita no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). No Brasil, o procedimento é regido pela Lei de Propriedade Industrial (9.279/96).

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

Para registrar uma música, é obrigatório o nível de qualidade de um estúdio?

Não. A gravação enviada pode, inclusive, ser realizada através de celular ou computador, desde que seja possível o reconhecimento de sua melodia principal.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

 

É necessário enviar partitura para efetivar o registro da música?

Não. A HoodID possibilita o registro da música sem que haja necessidade de envio de partitura. O autor poderá enviar apenas o áudio em MP3, ou, se preferir, fazer o registro na forma tradicional, por meio do upload da partitura em PDF (com ou sem letra). O registro em MP3 possui idêntico valor jurídico ao registro tradicional, com a vantagem de ser mais prático.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

 

Para que serve o certificado de registro de direito autoral?

Em caso de uso não autorizado da sua obra intelectual (contrafação), você poderá se proteger legalmente com uma prova de autoria aceita em 168 países ao redor do mundo. Você, como titular do registro, pode notificar extrajudicialmente o praticante do crime, através de Cartório de Registro de Títulos e Documentos, anexando o certificado de registro.

Numa situação deste tipo, o certificado HoodID possibilita que você determine a imediata suspensão da prática ilegal, sob pena de propositura de ação cível. Através desta ação, o autor tem o direito de requerer INDENIZAÇÃO por perdas e danos, e até mesmo requerer ação penal. A notificação extrajudicial é prática menos onerosa para o autor e tem resolvido grande parte das violações de direitos autorais, pois é por meio dela que o contrafator toma conhecimento que o notificante é titular dos direitos autorais e que ele tem prova da sua autoria.

Na comercialização da sua obra, o autor, de posse do registro, tem maior segurança jurídica ao negociar com editoras, gravadoras ou outras empresas que tenham como objeto a produção cultural.

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

Há pesquisa para verificar se a obra para a qual se requer o registro já está registrada?

Uma vez que a proteção do direito autoral num país signatário da Convenção da União de Berna tem vigência em todos os 168 países integrantes da convenção, ainda não é possível – a nenhuma instituição, pública ou privada – a realização de pesquisa de anterioridade de obras intelectuais. Por este motivo, recomenda-se ao autor que registre sua obra o quanto antes, para evitar uso indevido, plágio ou mesmo um registro anterior.

Tal pesquisa de anterioridade, contudo, ocorre para a concessão de patentes e registro de marcas e desenho industrial, já que o direito de propriedade industrial é regido pelo princípio da territorialidade – o certificado tem validade apenas no país em que o registro é concedido, o que viabiliza a pesquisa.

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

 

Como fazer as averbações, se não é possível alterar o certificado de registro?

Através da emissão de novo certificado de registro autoral, feito pelo mesmo procedimento usado para o registro de prova de autoria, devendo, para isso, serem enviadas as alterações ou contratos.

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.

 

Qual é o objetivo do registro?

Servir, principalmente, como meio de prova de autoria. No entanto, uma vez que os certificados são emitidos através de chaves criptográficas, cuja alteração é impossível, há certificados concedidos especificamente para atestar: averbação de contratos que têm por objeto licença ou cessão da obra registrada; alterações; correções e novas versões.

 

Clique aqui e veja como é fácil registrar suas obras.